A partir do momento, cuja Palavra é relevada ao homem, este homem professa desde já, para aqueles que nunca saberiam se não fosse pela relação imediata e incontestável de uma autoridade carismática que dão as chaves explicativas da Verdade para um povo.
O aspecto da Tradição, corresponde a um princípio de graus de causalidades sem mudar a substância. Proclo já nos deu uma luz: "Quanto mais efeitos dependem de uma causa, tanto mais importante será, e quanto mais dividida é uma potência, se distancia da causa; por conseguinte afasta do Uno". Ou seja, quanto mais possibilidades para essa causa, mais independente e afastada está do princípio. A Tradição é uma unidade.
O conjunto de verdades professadas no cânon é a manifestação da sua infalibilidade. Quem professa, professa alguma coisa para "alguém". Então, o que foi professado, foi resguardado no depósito de fé. Alguém já viu a Bíblia falante? Derrubando as heresias sozinha ao longo dos séculos, viajando pelo mundo a fora? Não. Em 2 Timóteo assim expressa: As Sagradas Escrituras "podem te dar Sabedoria que conduz à salvação por meio da fé em Cristo Jesus". Há nela verdades professadas por uma pessoa. "Bem falou o Espirito Santo a vossos pais, por boca do profeta Isaías[... ].
